terça-feira, 10 de maio de 2011

PROJETO – Plano de aula junto à sala informatizada.

Tema - Preservar um habitat é preservar uma espécie. 
 
 
 
Este projeto deverá ser realizado junto da sala informatizada, por alunos do 6º ano. Formando grupos com quatro alunos.

1ª ETAPA.

O grupo fará um dicionário conceituando e ilustrando e pesquisados através de pesquisas a internet os seguintes termos: nicho ecológico – bioma – habitat – espécie – biosfera – ecossistema – organismo.

Exemplo: População = conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.
2ª ETAPA.

Fauna é o conjunto dos animais de uma região.

O grupo deverá relacionar pelo menos dez organismos que compõem a fauna urbana onde moram.

Como essa fauna poderia ser mais rica?

Colocar ilustrações de pelo menos cinco organismos que compõem a fauna urbana relacionada pelo grupo.

Pesquisar o significado de biodiversidade e biopirataria.

Montar um ou mais textos a respeito destes assuntos:

    Qual a influência da biopirataria sobre a biodiversidade?
   
    Relacionar dez animais ameaçados de extinção, colocando o seu habitat e sua distribuição geográfica. Exemplo: muriqui (macaco): matas mais ou menos fechadas. Onde vive: São Paulo e Minas Gerais.

    Escolher cinco dos dez animais ameaçados de extinção relacionados e colocar seus desenhos, figuras ou fotos.

    O Instituto Brasileiro do Meio e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é um órgão federal. Qual é a sua atividade? Para quem ele responde?

    Quais as atribuições do Ministério do Meio Ambiente?
   
    O que é uma ONG? Dê exemplos de ONGs relacionadas a ecologia.
3ª ETAPA.

    O tráfico de animais silvestres é uma das três atividades mais lucrativas do mundo no ramo da ilegalidade.
    No Brasil, a fiscalização tem conseguido bons resultados contra os traficantes, porém ainda falta muito para acabar com eles.
    Pesquisar o nome de quatro animais muito valiosos para esses traficantes.
4ª ETAPA.

    No Brasil, temos hoje 47 parques nacionais. O que são eles?

    Quais suas funções?

    Pesquisar sobre os parques brasileiros na internet e dar o nome de cinco deles, procurando fazer uma pequena descrição de cada um.
    Os grupos produzirão um manual dos parques nacionais, que poderá ser ilustrado, e indicarão os cuidados que devemos tomar para não provocarmos nenhum impacto sobre o meio ambiente.
   
    Exemplo: Não dar alimentos para os animais do parque.

    O que é manejo sustentável?

    Manejo sustentável é melhor que cativeiro? Justifique.

Trabalho digitado e impresso, e apresentação através de slides.    


Organizadores do projeto: Prof.
Cristiane Cruzeta Schmoller e Prof.  Henrique Souza de Mira.

Professora responsável pela aula: Cristiane Cruzeta Schmoller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário