Tema - Preservar um habitat é preservar uma espécie.
Este projeto deverá ser realizado junto da sala informatizada, por alunos do 6º ano. Formando grupos com quatro alunos.
1ª ETAPA.
O grupo fará um dicionário conceituando e ilustrando e pesquisados através de pesquisas a internet os seguintes termos: nicho ecológico – bioma – habitat – espécie – biosfera – ecossistema – organismo.
Exemplo: População = conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.
2ª ETAPA.
Fauna é o conjunto dos animais de uma região.
O grupo deverá relacionar pelo menos dez organismos que compõem a fauna urbana onde moram.
Como essa fauna poderia ser mais rica?
Colocar ilustrações de pelo menos cinco organismos que compõem a fauna urbana relacionada pelo grupo.
Pesquisar o significado de biodiversidade e biopirataria.
Montar um ou mais textos a respeito destes assuntos:
Qual a influência da biopirataria sobre a biodiversidade?
Relacionar dez animais ameaçados de extinção, colocando o seu habitat e sua distribuição geográfica. Exemplo: muriqui (macaco): matas mais ou menos fechadas. Onde vive: São Paulo e Minas Gerais.
Escolher cinco dos dez animais ameaçados de extinção relacionados e colocar seus desenhos, figuras ou fotos.
O Instituto Brasileiro do Meio e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é um órgão federal. Qual é a sua atividade? Para quem ele responde?
Quais as atribuições do Ministério do Meio Ambiente?
O que é uma ONG? Dê exemplos de ONGs relacionadas a ecologia.
3ª ETAPA.
O tráfico de animais silvestres é uma das três atividades mais lucrativas do mundo no ramo da ilegalidade.
No Brasil, a fiscalização tem conseguido bons resultados contra os traficantes, porém ainda falta muito para acabar com eles.
Pesquisar o nome de quatro animais muito valiosos para esses traficantes.
4ª ETAPA.
No Brasil, temos hoje 47 parques nacionais. O que são eles?
Quais suas funções?
Pesquisar sobre os parques brasileiros na internet e dar o nome de cinco deles, procurando fazer uma pequena descrição de cada um.
Os grupos produzirão um manual dos parques nacionais, que poderá ser ilustrado, e indicarão os cuidados que devemos tomar para não provocarmos nenhum impacto sobre o meio ambiente.
Exemplo: Não dar alimentos para os animais do parque.
O que é manejo sustentável?
Manejo sustentável é melhor que cativeiro? Justifique.
Trabalho digitado e impresso, e apresentação através de slides.
Organizadores do projeto: Prof. Cristiane Cruzeta Schmoller e Prof. Henrique Souza de Mira.
Professora responsável pela aula: Cristiane Cruzeta Schmoller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário